Wednesday, October 30, 2013

Acampamento Semear Kids: no escuro, no meio do mato, mas em segurança



Brincar até cansar, piscina até tremer de frio, comida boa até não aguentar mais e rir até chorar. Essas são algumas maneiras de descrever o acampamento que tivemos com as crianças de 9 a 11 anos de idade, os Semear Kids. Nunca havíamos feito um acampamento para eles, mas achamos que isso daria uma boa oportunidade para eles saírem um pouco do ambiente onde vivem, que é tão apertado, escuro e sujo. Acampamentos também oferecem uma boa oportunidade de aprendizado e estabelecimento de vínculos mais fortes. Tudo isso, definitivamente, aconteceu nos 3 dias que estivemos com eles num sítio, a uma hora de São Paulo.

Muita alegria na piscina!

As fotos são capazes de revelar a alegria das crianças, mas existem coisas que não podem ser retratadas em imagens. Por exemplo, a sensação de segurança que essas crianças têm quando estão conosco. Creio que muitos de nós, quando éramos crianças, morríamos de medo do escuro, e muito mais ainda de uma combinação de escuro com brincadeiras de susto. Essas crianças, porém, pareciam não ter medo algum nas brincadeiras que fizemos no escuro, no meio do mato e com alguns “tios” prontos para assustá-las. Era tudo motivo de brincadeira e descontração, como se ali, enquanto eles estiverem com os “tios” da Casa Semear, nada de mal pudesse acontecer.



Além de isso falar muito sobre o modo como essas crianças nos veem, também revela uma realidade triste a respeito do lugar onde vivem. Num dos momentos de estudo bíblico, que decidimos usar para falar sobre como o plano de Deus é estabelecer uma comunidade justa, de amor e paz, um dos “tios” perguntou ao seu pequeno grupo de sete crianças quantas delas conheciam alguém que já havia matado uma pessoa. Cinco delas responderam afirmativamente. É claro que o mato, o escuro e os “tios” dando sustos não são nada ameaçadores quando se vive numa realidade como essa. 







Diante disso, temos buscado colocar duas coisas importantes na cabecinha delas: a responsabilidade que têm para transformar suas comunidades num lugar mais seguro e justo; e a esperança de que o plano de Deus, revelado em Jesus, de uma sociedade justa e em pleno relacionamento com Ele, certamente, se realizará.


Equipe da Casa Semear

O grupo todo!



 

No comments:

Post a Comment